Uma maneira de resolução de conflitos é a mediação. O mediador é especializado em diferentes técnicas, métodos e estratégias para solucionar conflitos e facilitar negociações.
Confira neste artigo tudo o que você precisa saber para se tornar um mediador!
Quem pode ser um mediador?
Quem quer ser mediador precisa ser uma pessoa capacitada nas diversas técnicas de mediação, que seja da confiança de ambas as partes envolvidas. Não é preciso que seja um profissional empregado em uma empresa dedicada para fazer mediações apenas.
O foco do mediador está em intermediar a comunicação entre duas partes, facilitando o diálogo, e não necessariamente propôr soluções.
A área de atuação do mediador extrajudicial não é diretamente ligada ao direito, portanto não é necessário que ele seja desta área especificamente.
É ideal que o mediador tenha um curso de mediação de conflitos certificando suas habilidades, garantindo que ele tenha realmente a capacidade de mediar a situação.
O mediador precisa ser neutro e não pode executar funções que pertencem a outros profissionais, como psicólogos e assistentes sociais. O foco está em encontrar o melhor acordo entre as partes da forma mais rápida possível, já que a mediação extrajudicial busca ser uma alternativa mais ágil para conflitos judiciais, iniciada pelas próprias partes.
Durante as mediações, é possível ter a presença de advogados e outros profissionais, mas é preciso ter bastante habilidade durante a mediação para que esses profissionais se engajem e assumam uma postura colaborativa .
Quais as áreas que o mediador pode atuar?
Com o papel de intermediar as negociações com foco em auxiliar as próprias partes a chegarem a uma solução para a disputa, o mediador não pode punir, corrigir, defender nem oferecer conselhos para as partes envolvidas.
Ele precisa desenvolver algumas habilidades essenciais para a execução de seu trabalho, incluindo inteligência emocional, escuta ativa, organização de ideias e empatia.
A mediação é extremamente útil para quem tem formações em algumas carreiras específicas, como:
Assistência social.
Sociologia;
Psicologia;
Administração;
Relações internacionais, entre outras.
Além disso, como qualquer pessoa pode se capacitar como mediador, trazer habilidade comportamentais de outras áreas é bastante comum e útil para quem quer mediar. O importante é ajudar as partes a chegarem a um acordo.
Quer iniciar sua carreira como mediador? Conheça o curso gratuito “Introdução à Mediação” e dê os primeiros passos. Clique aqui e saiba mais.
Comments